Alimentação durante a Gestação

O que comer Alimentação Gestação

Alimentação na Gestação

Neste artigo vou explicar de forma bem prática como a Medicina Chinesa pode ajudar a melhorar sua Alimentação na Gestação para você a se nutrir de forma perfeita neste período. Para isto é importante entender que mais do que calorias e proteínas é preciso pensar na energia do seu corpo e dos alimentos.

O primeiro conceito que precisamos internalizar é que nosso corpo não tem energia para tudo ao mesmo tempo! Todos nós já passamos pela seguinte situação: após uma refeição muito pesada, que não temos o hábito de fazer, sentimos em nosso corpo uma grande sonolência e até fraqueza muscular.

Isso acontece porque o corpo direcionou grande parta na nossa energia para o processo da digestão e, consequentemente, faltou energia para as outras partes do corpo. Como eu disse anteriormente: nosso corpo não tem energia para tudo ao mesmo tempo, então ele prioriza o que é mais importante naquele momento.

Durante a Alimentação na Gestação não é diferente, só que agora o corpo vai priorizar o bebê e grande parte da energia vai para ele. O sistema digestivo fica com menos energia e aparecem diversos sintomas como a digestão lenta, azia, mal estar, enjoo.

 

Como a Medicina Chinesa pode ajudar?

Pensando nesta questão energética: imagine que seu sistema digestivo é um pequeno caldeirão: ele leva um bom tempo para ser esquentado e, quando está quente, é o momento ideal para processar os alimentos, absorver vitaminas, proteínas e minerais. Se a gente o esfriar (com bebidas geladas e alimentos crus) ele não terá energia para a digestão, vai absorver apenas gordura e carboidratos e o restante da digestão ficará lenta podendo aumentar a falta de apetite, os enjoos e até vômito. Durante a gestação há uma falta maior ainda de energia e todo este processo será agravado.

A solução é dar preferência para os alimentos bem cozidos, até as folhas e legumes devem ser passadas pelo menos no vapor, e evitar os líquidos gelados.

– “Mas como assim Henrique! Não consigo evitar o gelado, é a única coisa que me dá alívio!”

Calma, isso acontece porque o estômago pode estar “queimado” ou ferido pelo excesso de ácido gástrico e ele é quem pede o gelado, mas todo o restante do sistema digestivo está deficiente. Logo o gelado alivia momentaneamente o estômago mas agrava e deixa crônico a sensação de mal estar. É como se sempre precisasse de uma bebida gelada para aliviar o enjoo mas o enjoo continua voltando sempre.

É um momento de adaptação às mudanças hormonais e físicas, haverão náuseas e vômitos nesta fase. A Medicina Chinesa ensina que com a refeição mais quente, cozida e fácil (por exemplo, sopas e ensopados com abóbora, repolho, batata, cenoura; frango e salmão) o organismo se recupera e o problema do enjoo passa mais rápido além de garantir melhor nutrição para a mãe e bebê.

 

Aqui vai uma lista de recomendações e dos melhores alimentos para se consumir durante a gestação:

O café da manhã deve ser consumido todos os dias com calma e tranquilidade, evitando alimentos açucarados.
Não se deve fazer refeições grandes antes de dormir!
Consumir alimentos da estação apropriada e orgânicos, evitando contaminação por agrotóxicos.
A prática de atividade física deve ser mantida em intensidade leve, exceto sob contraindicação do obstetra.
Gestantes são mais propensas a desidratação, por isso manter a ingestão de água é fundamental.

Tente comer proteínas na maioria das refeições: coma carne, peixe (meu favorito é salmão), aves, cordeiro e ovos. Se você é vegetariana, considere adicionar algum tipo de proteína animal à sua dieta, como caldo de ossos ou óleo de peixe (vem em cápsulas).

Caldo de osso (frango / carne). É excelente para nutrir o sangue, beneficiando a digestão e o sistema imunológico.

Abacates, vegetais de folhas verdes escuras, cenouras, castanhas (especialmente nozes), espinafre.

Sementes de gergelim e sementes de gergelim preto.

Gengibre fresco para a náusea aquece o Baço e o Estômago e ajuda nos enjoos matinais.

Congee: nutre o Baço. É uma ótima refeição para o café da manhã, mas também pode ser ingerida o dia todo em pequenas quantidades ao longo do dia. (Congee é um mingau de arroz glutinozo mas pode ser feito de aveia também).

Batata doce e inhame fortalecem o baço e o estômago, tonifica o Qi (Energia), desintoxica o corpo, trata a constipação e o edema, tem baixo índice glicêmico, é rica em vitamina A e aumenta a produção de leite.

Goji berries são conhecidos por impulsionar o Yang do Rim e fornecer grandes quantidades de antioxidantes.

Rabanetes: ricos em ácido fólico e ajudam a prevenir a anemia, nutrem o sangue e o Qi.

Missô: é um tônico do Qi (Energia), se feito com caldo de ossos é um elixir. Em gestações normais consumir 1 a 2 na semana. Em gestações de risco aumentar a frequência.

 

Os 9 + da Alimentação na Gestação!

Aqui vai a lista dos 9 melhores alimentos para se consumir durante a gestação!

Salmão, Cenoura, Goji Berry, Batata Doce, Espinafre, Nozes, Ovos, Alho e Frango!

 

O que evitar:

Devem ser evitados alimentos gordurosos e açucarados. Eles obstruem o Qi (Energia), produzem Umidade e prejudicam a circulação geral.
Alimentos picantes, defumados (Que dispersam o Qi).
Álcool, café, chá preto e chá verde (Consomem o Yin e o Xue).


Para mais dicas siga o Instagram: @henriqueensina

Se você é acupunturista e deseja aprender mais sobre gestação e Fertilidade, conheça nossa Masterclass!

Rolar para cima

Nosso site usa Cookies com funções estatísticas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.