Explicando o que é o Balance Method

Contextualizando

Para explicar o que é a técnica de Acupuntura Balance Method eu preciso contextualizar uma parte da história da Medicina Chinesa:

Antigamente os conhecimentos de Medicina eram passados de Mestre para Discípulo e com isso muitos segredos foram mantidos em famílias ou linhagens de aprendizado de Medicina Chinesa (M.C.).

No início da Revolução Cultural, o imperador tentou ocidentalizar a China, porém os médicos o convenceram que a Medicina Chinesa seria benéfica e acessível para todo o país.

O imperador aceitou, mas criou as grandes universidades para ensinar a M.C. que agora passava a se chamar Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.). Isso teve um aspecto positivo, pois difundiu a M.T.C. pelo mundo, mas obviamente não conseguiu incluir todos os segredos e todas as linhagens em suas universidades.

Muita coisa se perdeu.

 

Acupunturistas vesus Fitoterapeutas

Outro ponto importante que agrava a situação da Acupuntura é: se nos dias de hoje a China não tem 100% de alfabetização, antigamente menos ainda. Então quem era letrado e sabia a caligrafia chinesa se tornava Fitoterapeuta Prescritor e quem era mais prático se tornava Acupunturista.

Porém quem escrevia os livros de Acupuntura eram os Fitoterapeutas!

Com isso chegamos à raiz de um grande problema atual: a lacuna de conhecimento que existe entre o diagnóstico e a escolha de pontos.

 

Lacuna de Conhecimento

Esquema Lacuna de Conhecimento na Acupuntura

 

Veja só: para preparar um tratamento de Acupuntura normalmente passamos pelos seguintes passos:

Yin e Yang > Cinco Elementos > Fisiologia Energética > 8 Princípios > e chegamos ao diagnóstico dos Padrões de Desarmonia.

Existe então uma Lacuna de Conhecimento e, dos Padrões de Desarmonia, o próximo passo é escolher os Pontos de Acupuntura de acordo com o que está registrado nos livros.

Já reparou que, por causa desta lacuna, constantemente nos perguntamos:

Como os chineses descobriram as funções dos pontos? Foi uma flechada que curou tal dor nas pernas, foi empírico, foi mapeado com o passar dos anos, foram os Deuses que ensinaram, etc…

Essa dúvida acontece porque nos atlas de Acupuntura temos apenas o registro das localizações e funções dos Pontos, mas não como eles chegaram a estas funções.

 

É aí que o Balance Method entra:

Dr. Tan nasceu na China e conseguiu sair de lá antes da Revolução Cultural. Em Taiwan ele aprendeu diversas destas linhagens antigas de conhecimento da Acupuntura que haviam ficado de fora da formatação em MTC.

O grande legado do Dr. Tan foi conseguir unir estas diversas linhagens em um só lugar e o chamou de Si Yuan ou Conhecimento da Fonte (hoje conhecido como Balance Method).

Acontece que quando a gente tem acesso a este conhecimento, aquela lacuna de conhecimento que existia lá atrás é preenchida, e com isso passamos a entender por nós mesmos como os pontos foram mapeados.

Quando a gente toma posse deste conhecimento duas coisas acontecem:

1) A gente vê o efeito da acupuntura na hora a aplicação, afinal, Dr. Tan nos lembra que no Tratado do Imperador Amarelo, o principal livro de Medicina Chinesa, já falava que a Acupuntura deve ser como uma “estaca ao Sol”. Assim que você finca uma estaca no solo você vê imediatamente sua sombra no chão.

Isto significa que a acupuntura também deve ser assim: No momento que você coloca a agulha você deve conseguir observar seu efeito. Você consegue ver isso na sua prática? Pois agora vai conseguir.

2) O outro ponto é que muitas coisas inexplicadas passam a fazer sentido, por exemplo: se determinados pontos devem ser punturados bilateral ou unilateralmente, qual lado punturar, como combinar pontos. Isso reduz muito as agulhas usadas na sessão e faz a gente passar uma mensagem clara para o corpo sobre qual deve ser o sentido do tratamento.

Balance Method vs Acupuntura Tradicional MTC

 

Na prática

Na nossa prática clínica então, o Balance Method pode ser resumido assim: é uma “Acupuntura que funciona”, é uma “Acupuntura de resultados imediatos”, é uma técnica em que você entende os pontos e não apenas os usa porque o livro falou.

Os atlas continuam sento úteis, pois precisamos conhecer o trajeto dos meridianos e seus pontos. Eu mesmo sou autor do Atlas Digital de Acupuntura para smartphones onde eu procurei o melhor das localizações e funções dos pontos em publicações nacionais e internacionais e os reuni em um aplicativo super prático para usar no dia a dia do consultório.

Mas essa é só uma parte, e com o legado deixado pelo Dr Tan, a técnica do Balance Method, temos uma porta aberta para um novo mundo nos esperando. Onde tomamos posse dos nossos conhecimentos e, principalmente, entregamos resultados melhores para nossos pacientes.

(Somente para quem já é formado em Acupuntura)

Rolar para cima

Nosso site usa Cookies com funções estatísticas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.